Na indústria de tintas e revestimentos, é importante determinar várias propriedades das tintas que atribuem à vida e à sua qualidade. Existem muitas qualidades diferentes de tintas que são necessárias para um melhor desempenho do produto. Essas propriedades de material suporte solúvel em água incluem aderência, resistência a rachaduras, etc. Para determinar o valor exato dessas propriedades, existem diferentes testes que são realizados em amostras de tinta para garantir a melhor qualidade dos produtos finais.

 

Teste de Pull-Off

 

O teste de retirada é usado para determinar a tensão de tração mínima necessária necessária para destacar um revestimento de uma superfície de substrato. Neste teste, a tensão de tração é maximizada, portanto, os resultados obtidos com este teste não são comparáveis ​​com os resultados de outros testes. Neste teste, a carga é colocada na direção perpendicular da superfície do revestimento e a força é aplicada e é aumentada gradualmente até que uma parte visível do revestimento seja removida da superfície.

 

 

Teste de adesão ao raspar

 

Este teste é usado para medir a resistência adesiva de qualquer revestimento orgânico quando aplicado em uma superfície lisa e plana. O material que é testado é aplicado com revestimento uniforme para que a força aplicada seja distribuída uniformemente por toda a superfície para medições precisas. Uma vez que o revestimento adesivo é aplicado completamente, o revestimento é pressionado com um estilete redondo. A caneta está carregada com pesos que são alterados continuamente, a menos que o revestimento seja removido da superfície. Isso determina a carga máxima sob a qual o revestimento pode permanecer em uma superfície de substrato específica.

 

Método de hachura cruzada

 

O método de hachura cruzada é usado para determinar a resistência de tintas para se separar da superfície aplicada. Neste método de teste, um testador de hachura cruzada é usado para cortar um padrão de ângulo reto que penetra todo o revestimento até a superfície.

 

Este método é usado para executar um teste rápido de aprovação / reprovação. Existem duas maneiras diferentes de realizar o teste de acordo com as especificações definidas pela ASTM.

 

Método A

 

Neste método, um corte em X é feito no substrato com a ajuda de uma ferramenta de carboneto e pó de pvoh. A fita é alisada e, em seguida, é removida puxando-a sobre si mesma para um ângulo de 1800. A adesão é classificada entre 0 e 5.