O turismo médico é a nova indústria da palavra da moda em muitos países desenvolvidos. Com os custos de assistência médica subindo rapidamente nos países desenvolvidos, como EUA e Reino Unido, as pessoas afetadas buscam destinos alternativos para tratar seus tratamentos a custos mais baixos, com um prazer adicional da oportunidade de conhecer outras terras. Países do leste místico, por exemplo, Índia, Tailândia, Hong Kong e Malásia estão aproveitando ao máximo suas instalações médicas avançadas e os destinos preferidos para o turismo. Essa indústria se espalhou para a África do Sul, América do Sul (Panamá, Costa Rica, Brasil) e também para países do leste europeu como a Hungria. Estima-se que o setor cresça a cada dia em 250% até 2012, com meros US $ 40 bilhões em 2004.

O turismo médico também está programado para trazer benefícios auxiliares para os países de destino, impulsionando sua economia e também será bem aceito pelos investidores estrangeiros que já têm participação nesses países. Este artigo apresenta cinco principais destinos de turismo médico que apresentam as oportunidades mais atraentes. Nós os selecionamos com base na qualidade e custo dos cuidados médicos oferecidos e sua oferta ao IDE (investimento direto estrangeiro). Esses países são amplamente falantes de inglês e, portanto, não deve haver problemas na obtenção de tratamento de classe mundial lá.

Panamá

Situado ao sul dos Estados Unidos, o Panamá está próximo e oferece cuidados de saúde muito acessíveis e de alta qualidade. De acordo com as comparações atuais, uma cirurgia realizada no Panamá custa 40-70% menor do que em qualquer lugar nos EUA, de acordo com o relatório do NCPA (Centro Nacional de Análise de Políticas) publicado em novembro passado. O custo da cirurgia realizada pelos serviços de saúde do Panamá é relativamente maior que os países do Sudeste Asiático, mas é compensado pela economia na passagem aérea, devido à sua proximidade com os EUA. Além disso, o Panamá também é altamente “americanizado” e, portanto, é um destino favorito de muitos turistas – geral e médico.

A moeda oficial do Panamá é o dólar e a maioria dos especialistas em saúde é treinada nos EUA. Isso garante que a logística de viajar seja menor e que os turistas médicos não sofram um rude choque cultural ao visitar o Panamá.

A economia do Panamá é fortemente dependente da indústria de serviços e, portanto, o turismo médico teria um impacto positivo sobre o mesmo. Com um excedente de mais de 1,5 milhão (conforme CIA World Factbook) de mão de obra qualificada, o Panamá será uma força a ser enfrentada no setor de serviços.

O Panamá, comparado a outros países da América do Sul, tem uma economia dependente dos EUA e está tentando promover seus laços comerciais com os EUA. Também possui contrato de livre comércio com os EUA (assinado em dezembro de 2006) e não participa do CAFTA (Acordo de Livre Comércio da América Central). O Panamá também congratula-se com o investimento estrangeiro de braços abertos, especialmente em turismo, indústrias relacionadas a serviços e imóveis no Panamá.https://www.hospitalotorrinobrasilia.com.br/

Brasil

O Brasil é um dos destinos preferidos para cirurgias plásticas e cosméticas. A incursão do Brasil no turismo médico começou com Ivo Pitanguy, um cirurgião plástico de renome mundial que iniciou uma clínica nos arredores do Rio de Janeiro cerca de quatro décadas atrás. O Brasil hoje é considerado a “meca” da cirurgia plástica e cosmética e é o segundo maior mercado para essas cirurgias depois dos EUA. Isso se deve à qualidade impecável do serviço e aos custos acessíveis que oferece, em comparação com outros destinos de turismo médico.

De acordo com a MedRetreat, uma empresa de serviços de turismo médico, o Brasil possui o maior número de hospitais e centros de saúde depois dos EUA. Quase todos eles são totalmente credenciados pela JCAHO (Joint Commission), EUA, que é a maior organização que credencia hospitais. Esses fatos sublinham a importância do Brasil no setor de turismo médico e promovem quase todos os outros tipos de procedimentos, além das cirurgias plásticas e cosméticas.

O destino mais procurado no Brasil é São Paulo, que não é apenas a maior cidade do Brasil, mas também possui alguns dos melhores hospitais e centros de saúde do mundo, completos com todos os procedimentos de avaliação e alguns dos profissionais mais renomados e altamente qualificados do mundo. Além disso, o Brasil está próximo dos EUA e leva apenas 9 horas em um voo.

O Brasil também é muito propício ao investimento estrangeiro e deve se tornar uma das economias mais dominantes no futuro, de acordo com Jim O’Neill (Goldman Sachs). Assim, além de economizar em custos médicos e ver o Brasil, investir em imóveis aqui poderia trazer altos retornos.

Malásia

Localizada no sudeste da Ásia e sendo um dos mais belos destinos de turismo tropical do mundo, a Malásia também é um paraíso para instalações de saúde e hospitais. Como resultado disso, a indústria do turismo médico da Malásia experimentou um crescimento geométrico no passado recente. Para fazer uma estimativa, as pessoas que optaram pela assistência médica na Malásia cresceram de cerca de 75.000 para 300.000 por ano

Home